Posted August 11, 2020 in Cuidados Pessoais by Carrefour
Com o avanço da tecnologia em cosméticos e produtos de higiene, frequentemente encontramos rótulos com o termo “hipoalergênico”. Mas o que, exatamente, esse termo quer dizer? Muitos confundem o termo com “antialérgico”, e por isso resolvemos esclarecer para você o significado de cada um, já que são importantíssimos para a sua saúde. Continue a leitura e descubra o que é hipoalergênico!
Um hipoalergênico nada mais é do que um produto com um baixo potencial de causar alergia. Trata-se de um baixo potencial, não nulo, porque não há como garantir 100% que ninguém terá alergia a algum componente do produto, mas produtos hipoalergênicos não contêm os principais componentes causadores de alergia, como o DBP, o formaldeído e o tolueno, por exemplo.
A ANVISA considera hipoalergênicos os produtos que passaram por testes de sensibilização realizados em humanos em laboratórios especializados. São produtos com menos chances de causar alergia. No entanto não há garantias de que o produto não causará alergia em 100% das pessoas, já que cada um tem diferentes reações. Crianças e bebês, por exemplo, têm a pele muito sensível; portanto, os produtos especialmente formulados para eles costumam ser hipoalergênicos.
Os antialérgicos, por sua vez, são medicamentos usados para tratar as reações alérgicas. Eles agem contra os sintomas, bloqueando a ação de uma substância liberada durante uma reação. Ou seja, o hipoalergênico previne e os antialérgicos tratam. Como, muitas vezes, os antialérgicos são cremes ou pomadas, como a maioria dos produtos hipoalergênicos, as pessoas podem confundir os dois tipos de produtos.
Assim, se você é alérgico a algum componente, sempre analise a composição dos cosméticos que está querendo comprar. E para evitar alergias indesejadas, opte pelos produtos hipoalergênicos. No caso de reações alérgicas, recorra aos antialérgicos indicados pelo seu médico.
Aproveite essas ofertas