Nutri Escolha

O Carrefour disponibiliza uma ferramenta que te ajuda na promoção de uma Alimentação Adequada e Saudável cumprindo com os objetivos da Política Nacional de alimentação e nutrição do Ministério da Saúde.

Compartilhamos os valores de alguns ingredientes e nutrientes adicionalmente às informações nutricionais definidas pela ANVISA para rotulagem de alimentos e bebidas*. *RDC259/ 2002; RDC 360/ 2003; RDC 359/ 2003; RDC 54/ 2012, RDC 136/ 2017, RDC 26/ 2015, Lei 10.674/ 2003.

Você terá acesso às informações e adicionais sobre a qualidade nutricional dos produtos (como frutas, legumes, verduras, castanhas e óleos de canola e azeite - FLVNO)

Você pode ler o código de barras com a ferramenta Nutri Escolha para consultar as informações nutricionais. Para uma escolha adequada às suas necessidades nutricionais, deve ser consultado o Guia de Alimentação e Nutrição publicado pelo Ministério da Saúde em 2014, que orienta conforme os aspectos culturais e regionais opções de composição para as refeições, pratos para diferentes ocasiões de consumo. Acesse Link

O que é Nutri Escolha?

O Nutri Escolha é um aplicativo do Carrefour que disponibiliza informações adicionais sobre a qualidade nutricional e facilita a comparação entre produtos de mesma categoria. O propósito é ajudar a fazer escolhas, em linha com as políticas públicas de saúde e as regras estabelecidas pela Anvisa, tais como, tabela nutricional, lista de ingredientes, informação de alergênicos, lactose e glúten e demais informações obrigatórias.

Os produtos que participam do Nutri Escolha têm seus rótulos exibidos e recomendamos que sejam sempre consultados. O Nutri Escolha te ajuda a conhecer nutrientes presentes na tabela nutricional e na lista de ingredientes, em uma pontuação fácil e simples para que você conheça melhor os produtos que consome, faça comparações e escolhas com mais informação.

A Política Nacional de Alimentação e Nutrição considera como ações estratégicas para promoção da alimentação adequada e saudável (PAAS), a participação dos setores público e privado na elaboração e execução das estratégias que preveem “direitos à saúde e à alimentação, com vistas à segurança alimentar e nutricional do povo brasileiro. “.

Qual critério o Carrefour usa para dar a pontuação dos alimentos?

As informações nutricionais adicionais encontradas no aplicativo são: valores de proteína, fibras, frutas, legumes, verduras, castanhas e óleos de canola e azeite, além do valor energético e açúcares totais presentes nos alimentos para porções de 100g ou 100ml que auxiliam em escolhas mais conscientes e sempre observando as informações nutricionais de rotulagem, inclusive em relação aos produtos com altos teores de açucares adicionados, sódio e gordura saturada, os quais devem ser consumidos conforme recomendação da Política Nacional de Alimentação e Nutrição.

A pontuação do aplicativo considera a quantidade de ingredientes e nutrientes, assim como o valor energético presente no produto. Para facilitar a comparação entre os produtos há uma indicação que vai de A (produtos que podem ser estimulados para ter uma alimentação equilibrada), até E (produtos que devem ser consumidos com moderação). Para sua informação e transparência é importante saber que são sete os indicadores nutricionais considerados para a indicação: (1) valor energético, (2) gorduras saturadas, (3) sódio e (4) açúcares totais; (5) proteínas, (6) fibras e (7) frutas, vegetais, óleos (canola, oliva) e castanhas

Importante deixar registrado que o objetivo do aplicativo é permitir uma comparação simples e direta dos produtos. Em nenhum momento o aplicativo substitui a política de rotulagem oficial. Recomendamos que você esteja atento aos critérios, recomendações e alertas na rotulagem de produtos estabelecidas pela ANVISA. Para facilitar seu acesso inserimos neste texto os links da Anvisa e da Política Nacional de Nutrição e Alimentação.

Quais produtos são analisados pelo Nutri Escolha?

O objetivo do Carrefour é que todos os produtos de alimentos e bebidas participem dessa avaliação da qualidade nutricional.

Atenção, alguns produtos não processados ou in natura (como carnes, ovos, frutas, verduras etc.) e bebidas alcoólicas não participam.

Além destes não participam:
- Chás, temperos e cafés
- Preparações para bebês e fórmulas de transição;
- Preparações à base de cereais e produtos alimentares para bebês;
- Produtos alimentares concebidos para fins especiais;
- Substitutos de refeição e suplementos alimentares;
- Outros produtos como: a água mineral e azeite.

Aqueles alimentos que não são adicionados de sal, açúcar, de outros ingredientes e aditivos não são classificados.

Como o Nutri-score é calculado?

O Nutri Escolha é calculado para a quantidade de 100g ou 100ml do produto. Isso torna mais fácil comparar produtos da mesma categoria entre si. Quando aplicável, é possível considerar a informação de “modo de preparo” para os alimentos em pó (desde que esteja descrito no rótulo, com detalhes suficientes), isto é, se o pó deve ser dissolvido em leite integral ou desnatado ou água para então considerarmos no cálculo 100ml do alimento pronto para consumo (por exemplo, achocolatados, café em pó, mistura de bolos, sopas desidratadas, cuscuz pré-preparado ou produtos que não são consumidos como são vendidos).

Obviamente, nem sempre comemos 100g ou 100 ml de um produto. Por isso, é importante a orientação de um profissional de saúde, médico ou nutricionista, que nos dê a melhor recomendação da quantidade e qualidade adequadas a serem consumidas e como manter uma alimentação variada e equilibrada.

Para fazer o cálculo, quanto maior for a quantidade de nutrientes e ingredientes a serem estimulados na porção de 100g ou 100ml, menor será a pontuação do Nutri-Score; quanto maior for a quantidade de nutrientes que devem ser consumidos com moderação na porção de 100g ou 100ml, maior será a pontuação do Nutri-Score.

Ainda que a finalidade do Nutri-Score seja complementar a informação nutricional de rotulagem, mesmo para alguns produtos que possuem a declaração nutricional em rótulo, o Nutri-Score não deve ser aplicado. Por exemplo, na alimentação infantil para crianças de 0 a 3 anos o Nutri-Score não é adequado, dado que as crianças têm necessidades nutricionais específicas, principalmente em termos de ingestão de lipídios (gorduras).

Da mesma forma, não recomendamos o uso do Nutri-Score em produtos geralmente conhecidos como nutrição esportiva. O sistema de perfil de nutrientes subjacente ao Nutri-Score foi desenvolvido de acordo com as necessidades da população em geral, enquanto a nutrição esportiva deve atender a necessidades específicas.

Também não é recomendado aplicar o Nutri-Score aos seguintes produtos:

  • Preparações para bebês e fórmulas de transição
  • Preparações à base de cereais e produtos alimentares para bebês
  • Produtos alimentares concebidos para fins médicos especiais
  • Substitutos de refeição e da ração diária total para controle de peso ou outros fins

Outros produtos para os quais o score não é calculado são a água mineral ou de nascente, que tem sempre a pontuação A, e o azeite, cuja pontuação é sempre C, refletindo as recomendações de consumo deste tipo de óleo comparado a outras gorduras.

Vamos entender melhor utilizando uma tabela com alguns valores nutricionais para produtos sólidos, líquidos e alimentos gordurosos como exemplo?

Passo 1

Pegue a tabela nutricional do produto que você deseja comparar.
Verifique a porção de 100g ou 100ml e atribua os pontos com relação à quantidade existente para cada nutriente da tabela de nutrientes informadas pelo fabricante.
No exemplo da tabela, os valores estão destacados em vermelho e consideram um alimento sólido, já que para alimentos “líquidos” as referências de Valor Energético e Açúcar são diferentes para fins de comparação na ferramenta Nutri Escolha (como indicado na tabela). Repare também que há uma diferença de valores para o nutriente Gordura Saturada para aqueles alimentos considerados Gordurosos (óleos vegetais, margarinas, manteiga, natas ou produtos lácteos usados como gorduras adicionadas).
Os produtos líquidos são entendidos como sendo todos os tipos de bebidas não alcoólicas, tais como:
- Água mineral e água de nascente (pontuação A - verde escuro)
-Água aromatizada (com e sem adição de açúcar)
-Sucos de frutas, néctares e vitaminas
-Sucos de vegetais
-Bebidas com adição de açúcar e / ou adoçantes
-Chás, infusões ou café reconstituído exclusivamente com água

Passo 2

Some a pontuação dos nutrientes da tabela denominada “Nutrientes a serem Consumidos com Moderação”.

Passo 3

Agora, ainda com os valores da tabela nutricional na porção de 100g ou 100ml, atribua os pontos com relação à quantidade de cada nutriente da tabela denominada “nutrientes e ingredientes favoráveis”.

Passo 4

Some a pontuação dos nutrientes desta tabela (nutrientes e ingredientes favoráveis).

Passo 5

Após encontrar o total de pontos em cada tabela, subtraia o total de pontos da tabela de “nutrientes e ingredientes favoráveis” do total de pontos da tabela de “nutrientes a serem consumidos com moderação”, conforme ilustrado. Com isso você vai chegar em um total final.

Composição da pontuação

Passo 6

Confira a tabela abaixo e veja qual nota o produto receberá. No nosso exemplo, o resultado final foi -3 portanto, recebeu a nota A.

Nutrientes a serem consumidos com moderação

Nutrientes e Ingredientes Favoráveis

Os produtos classificados como D e E não devem ser entendidos como produtos não recomendados para consumo, mas, sim, a serem consumidos com moderação, sempre avaliando a frequência (quantas vezes é consumido em uma semana, por exemplo) e a porção de consumo, informação constante na tabela nutricional do rótulo.

Importante estar atento para as recomendações da Política Nacional de Alimentação e Nutrição e as orientações do Ministério da Saúde e da ANVISA.

Caso o total de pontos dos Nutrientes a serem Consumidos com Moderação for maior ou igual a 11 e o total de frutas, legumes e verduras, castanhas e óleos for inferior a 5 (10 para líquidos), então a pontuação nutricional desconsidera o teor de proteína e o total é calculado apenas com as fibras e os vegetais. Os queijos são excluídos dessa regra, porque o consumo de cálcio é incentivado e está bastante correlacionado com as proteínas.

No caso de gorduras adicionadas, para privilegiar o consumo de gorduras derivadas de plantas e limitar as gorduras animais (manteiga e creme), o cálculo é otimizado para melhor contabilizar os conteúdos de gorduras saturadas. A tabela de pontos é calculada com base nas gorduras saturadas/gorduras totais (%), com a tabela para atribuição de pontos começando em 10% e aumentando de 6% em 6%, substituindo a coluna de gorduras saturadas, tal como demonstrado na tabela.

Na hipótese da inexistência da informação de determinado(s) nutriente(s) ou ingrediente(s) necessários para o cálculo do Nutri Escolha, o respectivo produto não receberá uma pontuação de A até E e será identificado com a legenda “NC” (Não-Calculado) no canto inferior direito da imagem do produto.

Caso a quantidade de Açúcar e de FLVCO (frutas, legumes, verduras, castanhas e óleo de oliva e canola) de determinado produto não tenha sido disponibilizada pelo Fabricante, mas, após análise, tenha sido identificado que a quantidade desses nutrientes em nada altera o resultado do cálculo, a pontuação do produto será disponibilizada.